terça-feira, 10 de abril de 2012

Garrafas de cervejas

Até onde se sabe, a cerveja engarrafada surgiu no século XVI por um desconhecido padre da dinastia Tudor. Reza a lenda que o padre Alexander Newell, da catedral de Saint Paul, em Londres, gostava de pescar e levar consigo cerveja caseira. Esta cerveja era armazenada dentro de uma antiga garrafa de remédio. Certa feita o diácono esqueceu a garrafa após a pescaria. Ao voltar às margens do rio, ele encontrou aquela garrafa, e ao abri-la, ouviu um estouro agradável e percebeu que a cerveja estava em boas condições. É bem provável que as garrafas fossem utilizadas para armazenar cerveja antes da era de Newell, porém, a esta anedota foi associada a era da cerveja engarrafada.

Devido ao alto custo e complexa produção, as cervejas engarrafadas foram um luxo até o século XVII, quando, em 1845, foi abolido o imposto sobre o vidro. A partir daí se aumentou a disponibilidade de garrafas de vidro. Inicialmente, as garrafas eram tampadas com rolhas de cortiça.

Hoje encontramos diversos tipos de garrafas para armazenamento do nosso líquido preciso. Dentre as mais comuns, temos os tipos abaixo:



Fonte: O livro da cerveja, de Tim Hampson


Nenhum comentário:

Postar um comentário