segunda-feira, 19 de março de 2012

Servindo uma cerveja de Trigo (Weissbeer)

Um dos aspectos principais para uma boa degustação de cerveja é servi-la do jeito correto. Isso, conforme já falamos aqui no blog, inclui a escolha do copo correto, a temperatura adequada e a quantidade a servir no copo.

No post de hoje, temos um vídeo mostrando como servir uma cerveja de trigo (Weissbeer).

Primeiramente, selecione um copo que comporte todo o conteúdo da garrafa: as características desta cerveja estão espalhadas por toda a garrafa, sendo que isso deve ir ao copo em uma só vez. Por este motivo também, o ideal é que o copo tenha uma "boca" bastante larga (mais larga do que o corpo), pois isso nos permitirá sentir todos os aromas da cerveja.

Ao despejar o conteúdo da garrafa no copo, incline-o bem, deixando-o quase em posição horizontal, e fazendo o mínimo de espuma possível até que a garrafa contenha cerca de dois dedos de líquido. Ao chegar no final (dois dedos), segure a garrafa no gargalo e rotacione bem o punho fazendo com que a garrafa gire. Isso irá lavar bem o fundo da garrafa, onde pode haver muito coisa boa guardada (lúpulo, fermentos, etc) e despeje de  uma só vez no copo, formando uma camada de dois a três dedos de espuma no topo do copo.

Esta camada de espuma que se forma no topo das cervejas de trigo ajudará a manter por mais tempo os aromas no copo, e isso é extremamente importante, pois as cervejas de trigo os perdem muito rápido.

Agora que temos um mínimo de teoria, siga o vídeo abaixo para ver na prática.




Em geral os copos de cervejas de trigo contém um marcador, que nos indica até onde deve ir o líquido e onde deve começar a espuma. E na Alemanha, segundo o que dizem, os pubs são auditados e podem até perder o "alvará" se não estiverem servindo corretamente a cerveja.

Um comentário: